Sexta, 15 de Dezembro de 2017
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Notícias

Públicada em 1 de Maio de 2017
[PRÊMIO] - BANCO DE PAUTAS

RAMO AGROPECUÁRIO

COSENA - PROJETO FAMÍLIA DE SENADOR POMPEU-CE

O que é?

Verdadeira transformação ocorre na vida de alguns produtores rurais de Senador Pompeu, a 290 km de Fortaleza. Outrora inseridos na lógica produtiva da monocultura algodoeira, e enfrentando os revezes da “praga do bicudo”, esses agricultores tiveram que buscar alternativas rentáveis. Através do Projeto Família, gerido pela Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu Ltda. (COSENA), em parceria com a cooperativa italiana Il Canale, surgiram novas e lucrativas oportunidades. O Projeto conta hoje com 14 unidades produtivas.

O programa atua desde 2001 e tem como objetivo estruturar as propriedades familiares, tornando-as produtivas e auto-sustentáveis

As famílias trabalham principalmente com ovinocaprinocultura, fruticultura, produção de mel, criação de galinha caipira e suinocultura. O projeto buscou evidenciar, desde a sua implantação, as potencialidades de cada uma das propriedades em que foi implantado, desenvolvendo culturas adequadas às características ambientais locais e às necessidades das famílias da região.

Exemplos de auto-sustentabilidade

A vida do produtor Eduardo Silva Lopes, proprietário do Sítio Passagem do Meio, de 58 hectares, se transformou quando a sua propriedade se tornou o terceiro núcleo do projeto.

No Sítio São Pedro, propriedade de Raimundo dos Santos Neto, encontra-se um outro exemplo bem-sucedido do modelo de produção do Projeto Família. 

Sítio Cacimba Velha: família do Sr.Raimundo Marques. Produtor de caprinos, mel, farinha, suínos, queijo, frutas, etc.

CONTATOS:

Valdizar Quirino (PRESIDENTE DA COOPERATIVA): (88) 3449.0340 / (88) 99721.7851

 

COOPERAI - COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE TRAIRI 

PAUTA: COOPERAI: PROTAGONISMO SÓCIO AMBIENTAL

A COOPERAI desenvolve um Programa Ambiental NÃO RIO SEM O MEU RIO desde 19 de abril de 2002, desde então acumulamos ações que já ultrapassam o território de Trairi, com foco exclusivo na sensibilização, mobilização, revitalização e preservação dos mananciais de água doce do Município de Trairi.

Envolve 14 escolas diretamente e incontáveis de forma indireta. 

Proferimos palestras nas datas de destaque do calendário ambiental brasileiro e mundial.

Realizamos eventos culturais como o SHOW DAS ÁGUAS DO LITORAL OESTE, onde se apresentam os artistas locais dos diversos segmentos, exposição de fotografias, painéis do resultado das ações.

Fazemos parcerias com a municipalidade, comércio local e diversas entidade locais.

CONTATO: Marcelo Antônio Barbosa (Presidente da Cooperativa) – (85) 9.9974.9904 / 9199.2014 / marcelogordiano@yahoo.com

 

UNIÃO DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS

PAUTA: FEIRA NO PARQUE

Feira da Cooperfam vende produtos frescos vindo diretamente da Agricultura Familiar

A cada sábado a sede da entidade recebe mais consumidores vindos de diversas regiões de Maranguape e de municípios vizinhos

Todos os sábados, de 7 às 13 horas, a sede da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) se torna uma feira livre, onde a produção dos cooperados é vendida para os consumidores locais.

Com a ideia de desenvolver outras formas de vender os produtos das famílias que fazem parte da cooperativa, a diretoria da entidade teve a iniciativa de usar as próprias dependências da instituição. Assim surgiu a Feira da Cooperfam, que propicia aos moradores de Maranguape e municípios vizinhos a compra de frutas e hortalícias frescas, vindas diretamente da produção dos cooperados.

A Feira da Cooperfam veio para complementar a venda direta dos produtos já feita na Feira no Parque, que funciona de terça a sábado, de 7 às 17 horas, no Parque de Exposições César Cals (Av. Sargento Hermínio, 2677 – São Gerardo – Fortaleza/CE), gerenciada pela cooperativa maranguapense, mas que também vende produtos de outras cooperativas de todo o Estado do Ceará.

De acordo com o Presidente da Cooperfam Ceará, Airton Kern, a intenção de criar essa feira na sede da entidade surgiu da necessidade de não depender somente dos programas do Governo e de outros parceiros para que a produção das famílias seja vendida. “Temos que ser independentes e encontrar outras formas de vender nossos produtos sem depender de ninguém, desenvolvendo, assim, a nossa cooperativa somente com a qualidade da produção dos nossos cooperados”, afirma.

Atualmente, segundo Kern, a venda dos produtos da Feira da Cooperfam ainda é inferior se comparado com a Feira no Parque e a venda para o Governo, mas está em constante crescimento e poderá se tornar uma das maiores rendas da cooperativa.

SERVIÇO

Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará)

Endereço: Avenida Alcebíades Rodrigues Barreto, S/N, Columinjuba – Ladeira Grande

CEP: 61.953-000. Maranguape/CE

E-mail: contato@cooperfam.com.br

Site:  www.cooperfam.com.br

CONTATO: Francisco Alves Queiroz (Setor de Monitoramento e Comercialização junto as cooperativas agropecuárias) – (85) 9.9600.4852

Benedito (Assessor de Comunicação) - (85) 9.9945.4596

 

COOPERFAM - Cooperativa faz diagnóstico da cadeia produtiva da acerola em Maranguape

Com as informações coletadas, a entidade irá realizar um seminário e propor mudanças para melhorar a produção de cooperados e outros produtores da região

Com o objetivo de garantir melhores resultados com a produção e venda de acerolas produzidas pelas famílias que fazem parte da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) e agricultores não cooperados de Maranguape, a instituição realizou um trabalho de diagnóstico da cadeia produtiva da fruta no município durante os meses de fevereiro e março. 

Fruto do convênio de cooperação técnica entre Ematerce e Organização das Cooperativas Brasileiras no Ceará (OCB/CE), o Engenheiro Agrônomo Carlos Alberto Costa Farias foi o responsável por fazer este trabalho, gerenciado pela Cooperfam Ceará. O profissional visitou os produtores de acerola da região e captou informações de como é feito o preparo do solo, plantio de mudas, sistema de irrigação, transporte da produção, comercialização, etc.

A partir dessas informações, o Engenheiro poderá fazer uma análise do cultivo da acerola e propor mudanças ao trabalho desenvolvido pelos agricultores.

“Com este diagnóstico em mãos, pretendemos formalizar uma parceria com diversas instituições ligadas ao setor com o intuito de, entre outras coisas, melhorar a qualidade do produto; aumentar a produtividade; melhorar o acesso dos agricultores no mercado; monitorar o destino final do produto; diminuir a frequência dos atravessadores; melhorar o escoamento da produção”, explica Carlos Alberto.

Além disso, segundo o profissional, a assistência técnica junto aos produtores continuará e um seminário da cadeia produtiva da acerola será realizado no dia 8 de junho para apresentar todos os pontos a melhorar e formalizar o encaminhamento aos gestores de cada instituição, que irá executar as ações para o desenvolvimento da produção da acerola em Maranguape.

SERVIÇO

Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará)

Endereço: Avenida Alcebíades Rodrigues Barreto, S/N, Columinjuba – Ladeira Grande

CEP: 61.953-000. Maranguape/CE

E-mail: contato@cooperfam.com.br

Site:  www.cooperfam.com.br - Benedito (Assessor de Comunicação) - (85) 9.9945.4596

 

RAMO SAÚDE

 

UNIMED CEARÁ

PAUTA: ACADEMIAS AO AR LIVRE UNIMED CEARÁ 

A Academia Unimed Ceará é um projeto pioneiro e inovador no Brasil em academias ao ar livre. Ao todo, já foram instalados 13 equipamentos no Estado, sendo sete em Fortaleza e seis no interior, em parceria com as Prefeituras Municipais. As academias estão à disposição da comunidade gratuitamente 24 horas por dia e contam cada uma com uma estrutura de 22 equipamentos, distribuídos em três áreas: 

- Espaço Funcional: conta com aparelhos para treinamento funcional, idealizados de acordo com as valências físicas.

 - Espaço Fitness: é destinado aos exercícios voltados para o fortalecimento muscular.

- Espaço Cardio: possui aparelhos específicos para melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Com os equipamentos, é possível realizar trabalho de fortalecimento muscular, melhorar o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora, a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade articular de membros inferiores e superiores de uma forma lúdica e agradável.

 

Academias em Fortaleza:

- Praça dos Stressados

Calçadão da Avenida Beira-mar

 

- Parque do Cocó

Avenida Padre Antônio Tomás

 

- Praça do Mirante do Morro Santa Terezinha

Rua do Mirante – Vicente Pinzón 

 

- Praça da OAB Ceará (Praça Patriolino Ribeiro)

Avenida Washington Soares, nº 800

 

- Praça das Flores (Praça Carlos Alberto Studart Gomes)

 No cruzamento das Avenidas Desembargador Moreira e Padre Antônio Tomás (Dionísio Torres)

 

- Parque do Riacho Maceió (Bisão)

Avenida Beira-mar - Mucuripe

 

- Praça Portugal 

 No cruzamento das Avenidas Desembargador Moreira e Dom Luís - Aldeota

 

Academias no Interior do Ceará:

 

- Crateús: Praça Gentil Linhares 

- Iguatu: Centro de Lazer Francisco Alcântara Nogueira 

- Itapipoca: Praça dos Três Climas 

- Sobral: Praça do Bosque

- Reriutaba: Praça Raimundo Rodrigues Martins

- Quixadá: Praça José de Barros

 

Sobre a Unimed Ceará (www.unimedceara.com.br)

A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa, sendo, ainda, uma das Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina (GPTW - América Latina 2015), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Ceará (GPTW - Ceará 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no segmento Saúde do País (GPTW – Saúde 2013, 2014 e 2015) e uma das Melhoras Empresas Para Trabalhar no Brasil (GPTW - Brasil 2014 e 2016). Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro-Sul do Ceará, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus mais de 122 mil clientes. Sua missão é promover o Cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes.

 

Unimed Ceará implanta 13 academias gratuitas ao ar livre no Estado

Darival Bringel de Olinda

Contato com DDD (fixo ou celular) do Presidente da Cooperativa

(85) 34537799

 

CONTATO:

Ranier Comunica

Karlos Emanuel - karlos@raniercomunica.com

Carol Ranier - (85) 9.8776.2357 - carol@raniercomunica.com

 

UNIMED SOBRAL

PAUTA: DR. NOEL

O Dr. Noel é um projeto da cooperativa Unimed Sobral junto aos seus cooperados, onde tivemos nosso primeiro ano em 2016. O projeto trata-se do natal solidário dos médicos, onde ao invés deles terem uma festa de final do ano, vão proporciona a uma comunidade carente esta festa, passando a ser o doutor Noel. 

Dezembro de 2016 os médicos cooperados adotaram um grupo de idosos carentes do bairro Terrenos Novos e pediu para cada um escrever uma carta ao papai noel contando um pouco de sua história e contando o que gostaria de ganhar de presente. Estes idosos tiveram a ajuda do grupo do posto de saúde que participam semanalmente. 

No dia da entrega fizemos uma festa com estes idosos, realizando a entrega dos presentes e uma linda programação.

O responsável por este projeto é o presidente da cooperativa Dr. Carlos Arcanjo.

CONTATO: 

Teófilo Propaganda e Gestão de Pessoas

Dayse Teófilo – (88) 9.97716000 e Gutto / Marília Camerino (88) 9.9979.4114

teofilopropaganda2016@gmail.com ou mariliacamerino@unimedsobral.com.br

Francisco Carlos Nogueira Arcanjo (PRESIDENTE DA COOPERATIVA) – (88) 3677.1654 

 

UNIODONTO

PAUTA: PROJETO SORRISÃO INFANTIL E SORRISÃO IDOSO

A iniciativa consiste no atendimento educativo-preventivo à alunos de escolas públicas, buscando conscientizar esses jovens sobre a importância dos cuidados da higiene bucal para a manutenção da saúde.

O atendimento é realizado por dentistas cooperados da Uniodonto Fortaleza e têm a logística organizada pela OCB/SESCOOP, grande parceira da cooperativa nessa empreitada.

Muitos municípios do estado do Ceará já foram beneficiados, como Guaiuba, Boa Viagem, Trairí, além de Fortaleza. Esse projeto é reconhecido em grande destaque junto a OCB nacional, devido a sua grande contribuição social.

Marilucia Sousa (Técnica de Promoção Social – Sistema OCB-SESCOOP/CE) – (85) 9.8664.4869

 

UNIDENTAL Cooperativa União dos Dentistas do Estado do Ceará 

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

A UNIDENTAL tem orgulho em ser a ÚNICA cooperativa odontológica do Brasil a receber o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em novembro de 2015 na categoria Bronze. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança. Promovido a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Nires Rodrigues Romero - Presidente da Cooperativa - 9. 8897.7585

CONTATO: 

Ipanema Comunicação

Marcus Vinícius Saraiva - (85) 98828.2445 - marcus@ipanemacomunicacao.com.br

 

RAMO TRABALHO

Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda

PAUTA: COCEPAT e Sistema FAEC-SENAR uma parceria exitosa na capacitação rural

Trata-se de parceria, pactuada através de contrato, que a Cocepat tem com o SENAR,  que tem por objeto prestar serviços especializados de instrutoria em tecnologias para transmissão de conhecimentos em atividades agrosilvipastoril e de Promoção Social no meio rural em todo o Estado do Ceará. 

A Cocepat foi fundada em 12 de junho de 1993,  atuando na área de capacitação rural há quase 23 anos,  e jjá desenvolveu com outros parceiros institucionais, como Secretaria de  Desenvolvimento Agrário, Petrobrás, Secretarias de Agricultura Municipais diversos Programas e Projetos, tais como  ÁGUA PARA TODOS (Projetos Simplificados de Abastecimento de água de pequenas comunidades rurais, Cisternas de Polietileno), BIODIESEL/MAMONA,   APRISCO, dentre outros. Nosso foco tem sido a Capacitação de trabalhadores e produtores rurais e suas famílias nas áreas de FPR-Formação Profissional Rural PS-Promoção Social, bem como Inclusão Digital Rural.

Em 2016, a COCEPAT realizou 919  eventos entre cursos, treinamentos, oficinas , com a carga horária total de 28.264 horas, média de 76 eventos por mês. Dos 919 cursos, 502 de FPR, 252 PS , 133 OFICINAS, 25 CURSOS DE INCLUSÃO DIGITAL, 07 PRONATEC. sobre os mais diversos temas, dentre os quais destacamos, Palma Forrageira, Inseminação articial em bovinos ou caprinos, Ovinocaprinocutura, Avicultura Básica, Motosserra, Olericultura Orgânica, Manejo Sanitário de ovinos e caprinos e   cursos do PRONATEC,  Pães artesanais, Derivados de Leite,  Derivados de Frutas, Conservas Vegetais, Alimentação Alternativa, dentre outros. Temos 96 Cooperados Instrutores em atividade, espalhados em diversos municipios do Estado do Ceará. Temos uma programação mensal de aproximadamente 80 cursos, realizados em comunidades rurais. Esses cursos são realizados em dias utéis de segunda a sábado e tem carga horária variável (de 24 a 64 horas) e são todos gratuitos e com direito a Certificados emitidos pelo Senar para os treinandos aprovados.

Esses cursos têm contribuido para uma melhor qualificação do homem do campo e suas famílias, proporcionando-lhes condições de geração de emprego e renda em suas atividades.

Sugerimos uma visita à COCEPAT nesta Capital, para maiores informações, contato com a Diretoria  e funcionárias, inclusive conhecer de perto, "in loco" , em municipios da zona rural, como são ministrados esses cursos, por nossos(as) instrutores, com a utilização da metodologia "APRENDER FAZENDO"

CONTATOS:

Carlos Bezerra Filho - Presidente da Cooperativa - (85) 9.9198.9826

Fco EDUARDO Costa MAGALHÃES - Diretor Técnico Financeiro Celular (com DDD) do responsável pela comunicação - (85)9.9181.4157 - eduardmag@hotmail.com

Endereço da Cocepat: Travessa Magalhães nº 20-Jardim America-Fortaleza(CE), 

Acesso pela Rua Edite Braga  nº 50. Diretoria: Presidente: Carlos Bezerra Filho - Diretor Técnico Financeiro Fco Eduardo Costa Magalhães - Diretora Secretaria - Antonia Sandra Leite Magalhaes de Andrade-   Funcionárias: Setor Financeiro - Gecilda e Eridan - Setor de Secretaria : Adriana.


Mais notícias